Golpe da Pirâmide Financeira: Saiba Como Se Proteger
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Golpe da Pirâmide Financeira: Como se proteger?

Publicado no dia: 19 Jan 2023
Golpe da Pirâmide Financeira: Como se proteger?
É cada vez mais comum cruzarmos com propostas milagrosas de como se ganhar dinheiro pela internet ou como dobrar seus rendimentos através de investimentos virtuais. São com essas promessas que o golpe de pirâmide financeira, um dos mais famosos do meio, faz vítimas todos os dias.

Se você já ouviu falar desse golpe, mas não faz ideia de como ele funciona e como você pode se proteger, continue lendo porque hoje iremos te ensinar.

O que é?A pirâmide financeira é um modelo de investimento que funciona através da indicação de novas pessoas. A premissa é entrar no negócio com um investimento inicial e o gestor da pirâmide faz sempre a promessa de que a cada mais pessoas que se juntarem e investirem, mais os integrantes anteriores do grupo ganharão.

A ideia é que após indicar um número x de pessoas, você comece a receber uma remuneração com base no número de novos investidores indicados. Ou seja, o esquema se torna insustentável, já que o número de pessoas que podem ser indicadas é finito, então chega uma hora que só quem está no topo da pirâmide recebe pelo investimento e quem tá na base só perde dinheiro. Aí é que tá o golpe.

Segundo um levantamento feito pela CNDL e pelo SPC Brasil em parceria com o SEBRAE, 11% dos brasileiros já caíram em algum esquema de investimentos fraudulentos pela internet. O golpe da pirâmide foi citado por 55% dos respondentes da pesquisa que afirmaram já terem sido vítimas. Então, para que você fique protegido e não faça parte desse número, se liga nessas dicas:

1 – Fique atento aos sinais:Existem algumas características que facilitam o reconhecimento de um golpe de pirâmide financeira. São elas:
  • Alta rentabilidade em pouco tempo e ótima relação de custo x benefício;
  • Pouco detalhamento a respeito dos possíveis riscos;
  • Retorno financeiro relacionado a indicações ao invés da venda de um produto;
  • Processo complexo e informações pouco claras sobre o funcionamento do negócio em questão.
Se você notar semelhança de alguma dessas características em um novo negócio onde quer começar a investir, pesquise bem para não cair em um golpe.

2 – Estude o mercadoQuanto mais se estuda sobre um assunto, mas domínio você tem sobre ele e com o mercado financeiro não é diferente. Portanto, se você tem o hábito de pesquisar sobre as novas tendências e os novos tipos de investimentos, logo adquire mais confiança e autonomia para conseguir perceber caso esteja sendo enganado por alguém.

Esses golpes mudam de “fachada”, mas se você tiver informação e conhecimento o bastante, sempre conseguirá identificar se determinado investimento é ou não fraudulento.

3 – Não aja por impulsoNormalmente quem tenta vender as vantagens que a pirâmide pode oferecer, sempre utiliza do senso de urgência nas palavras para tentar nos convencer de que é uma oportunidade única e que não podemos desperdiçar. Portanto, caso for fechar um investimento, NÃO AJA POR IMPULSO.

É preciso estudar todas as possibilidades que a aplicação pode te oferecer, assim como os possíveis riscos que suas finanças correrão caso você opte por fazer o investimento. Ou seja, investir é algo que precisa ser feito com calma e pesquisa, é como aquele velho ditado que diz: a pressa é a inimiga da perfeição.

Lembre-se: Você deve estar no controle da situação e deve decidir consigo mesmo quando e o que fazer.

4 – Evite modelos de negócios confusosAté para os mais leigos no assunto, existem modelos de investimento que são de fácil entendimento e execução. Portanto, sendo você iniciante ou não, indicamos que evite modelos que pareçam confusos e pouco claros, pois esses são os favoritos dos golpistas.

Se você não obtiver no mínimo informações como o rendimento da aplicação e quais podem ser os seus riscos, então passe longe de investir nesse tipo de negócio.

5 – Faça um balanço de informações via internetSe desconfiar da veracidade de um investimento, use a internet a seu favor e pesquise sobre quem está por trás do gerenciamento do negócio, sobre como funciona o modelo oferecido e se de fato ele possui viabilidade para entregar tudo o que foi acordado no momento de contratação.

Você pode utilizar sites como o Procon, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) para descobrir se a empresa que ofereceu o investimento possui alguma denúncia ou restrição.

Como agir caso seja vítima do Golpe da Pirâmide Financeira?O Ministério Público recomenda que as vítimas façam uma denúncia pelo próprio órgão ou pela polícia civil/federal. Além disso, é interessante também que o indivíduo contrate um advogado para propor junto ao Judiciário indenizações por danos morais e tentar recorrer a tutelas de urgência, medidas usadas para recuperar de imediato parte dos valores aplicados.
« Voltar