Principais Formas de Empréstimo: Saiba Quais São
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Quais são as principais formas de empréstimo?

Publicado no dia: 19 Jan 2023
Quais são as principais formas de empréstimo?
A realização de empréstimos é algo recorrente entre os brasileiros. Seja para realizar algumas metas ou para pagar dívidas em atraso, essa acaba sendo uma das principais opções para os clientes.

Hoje em dia, existem vários modelos de empréstimo que podem ser escolhidos pelos usuários, cada qual com suas diferenças, e hoje vamos te mostrar os principais. Vamos lá?

1 – Empréstimo PessoalUma das modalidades mais famosas é a do empréstimo pessoal. Esse modelo ocorre por meio de uma assinatura de contrato entre duas partes e antes que o documento seja aprovado, geralmente o solicitante precisa passar por um processo de análise de crédito.

Uma das vantagens desse tipo de empréstimo é que a contratação dele é bem mais ágil e bastante acessível, podendo ser feita até de forma online. Além disso, há algumas empresas que nem garantia cobram, assim como ocorre no processo de empréstimo pessoal da Club Parcelado.

Nesse caso, é interessante estudar bem as taxas de juros cobradas, que dependendo da credora escolhida, podem ser bem altas.

2 – Empréstimo Com GarantiaNesse caso aqui, a modalidade funciona como a anterior, só que é obrigatório oferecer um bem como garantia para o pagamento do valor tomado.

Essa é uma boa opção principalmente para aqueles que têm nome negativado ou estão desempregados, uma vez que a possibilidade de inadimplência se torna menor, já que há um bem em jogo como garantia.

As taxas de juros desse modelo costumam ser menores justamente graças a essa garantia. As opções disponíveis são:
  • Empréstimo com garantia de veículo
  • Empréstimo com garantia de imóvel
  • Empréstimo com garantia de celular

3 – Empréstimo consignadoEsse é um tipo de empréstimo oferecido a beneficiários do INSS, servidores públicos e colaboradores de empresas credenciadas. Para essa modalidade, é estabelecido um limite máximo para o pagamento mensal: 35% referente ao valor do salário do solicitante.

Uma vantagem do empréstimo consignado é que as taxas de juros desse modelo costumam ser bem inferiores em relação aos outros. A principal desvantagem é que essa forma de empréstimo desconta o valor das parcelas direto da sua folha de pagamento, o que pode prejudicar seu orçamento caso você não tenha um bom planejamento.

4 – Empréstimo RotativoO empréstimo rotativo tem relação com o uso do cartão de crédito. Ele funciona quando o cliente paga um valor inferior ao total da fatura e automaticamente pega o valor restante “emprestado” do banco para pagar o total até que o indivíduo possa zerar essa dívida.

Caso o consumidor não consiga quitar o valor cobrado junto da fatura seguinte, a instituição costuma oferecer uma linha de crédito, com direito a parcelamentos e outras condições. Esse tipo de “empréstimo” deve ser evitado, pois suas taxas de juros são muito altas.

5 – Cheque especialEssa também é uma forma de empréstimo bem acessível, pois normalmente, os próprios bancos já liberam um limite de cheque especial embutido na conta corrente, podendo ser utilizado quando o cliente quiser.

Mas, apesar de parecer uma maravilha à primeira vista, é bom evitar essa modalidade de empréstimo, pois para se ter uma noção, as taxas do cheque especial podem chegar até 8% ao mês.

Como mostramos ao longo dessa matéria, cada modalidade possui sua particularidade e não dá pra dizer exatamente qual delas é a melhor de todas, pois isso depende de uma série de fatores e varia muito de caso para caso.

O ideal a se fazer antes de escolher sua opção é pesquisar bastante e comparar o quanto cada uma afeta diretamente o seu orçamento mensal. Só assim você conseguirá fazer uma boa escolha para o seu bolso e evitará futuras dores de cabeça.
« Voltar